quinta-feira, 9 de junho de 2011

Atividade 1.1: Quem sou eu como professor e aprendiz

Como professor, reflito sobre quantos saberes, habilidades e competências precisamos desenvolver para nos tornarmos bons educadores, estes, porém, não são desenvolvidos apenas com ênfase no curso inicial, pois, é permeando a teoria e a prática.
Eu esforço ao máximo para acompanhar o ritmo dos alunos, e procurar, através de leituras, cursos, debates com colegas e reflexão sobre a minha prática atender aos alunos e suas necessidades. procuro também manter a organização dos conteúdos curriculares de modo integrado e articulando as questões apresentadas pela realidade social, promovendo uma prática pedagógica trabalhando com temas transversais como forma de garantir a efetiva participação do aluno.
De acordo, com VYGOTSKY isto é, atuar na zona de desenvolvimento proximal do aluno, sempre valorizado em suas individualidades procurando conhecer melhor sua história de vida e, com isso, identificar e atuar suas necessidades específicas.
Refletindo a época em que vivemos precisamos tomar consciência do papel da tecnologia na vida cotidiana e compreender mais efetivamente esse processo e como inseri-lo em nossa ação profissional de educador para ajudar nossas crianças e jovens.
As tecnologias estão em constantes mudanças a cada segundo e com isso temos a necessidade como educadores acompanharmos essas mudanças do mundo virtual, para que possamos inserir nossos alunos nessa nova tecnologia de ensino – aprendizagem, proporcionando a eles novos desafios, novas atividades para que eles possam acompanhar às novas mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário