quarta-feira, 20 de julho de 2011

Atividade 4.6: Projeto de trabalho em sala de aula com integração de tecnologia ao currículo

Tema: Projeto de trabalho em sala de aula como integração de tecnologias ao currículo.
Objetivo geral:
Com a utilização dos aparelhos eletrônicos intervir no processo pedagógicos com o objetivo de estruturar o plano de ação para que o processo ensino- aprendizagem aconteça de forma significativa para os alunos. Dessa forma os professores poderão ampliar novas relações para a construção de conhecimento e atividades mentais para atingir nossas objetivos e metas de forma mais atraente e eficaz.
Objetivo especifico:
• Desenvolver habilidades de leitura e escrita na sala de aula, utilizando as tecnologias existentes na escola;
• Desenvolver trabalhos com músicas e filmes para que os alunos e professores possam construir diálogos com uma visão critica, desenvolvendo em seu cotidiano respeito à diversidade cultura.
Metodologia
• Escolha do filme de acordo com a faixa e a ética de interesse da turma;
• Fazer um trabalho prévio que justifique seu uso, de forma interdisciplinar com o objeto maior será a interpretação e compreensão do mesmo, usando diferentes formas de linguagem;
• Roteiro de perguntas que o aluno deverão responder de acordo com o filme;
• Diversas atividades lúdicas como:
 Reconto de história;
 Dramatização;
 Elaboração de frase;
 Produção de texto;
 Teatro.
• Trabalhar a musica “Canção de America”;
• Pesquisa na internet sobre o autor e o tipo de texto – imagens.
Avaliação
Serão avaliados o interesse e a participação em todos atividades durante todo o percurso das aulas.
Materiais utilizados
• Vídeos (Filme – Procurando o Nemo);
• Computador (Internet).

A – Relato das atividades desenvolvidas pelos alunos.

O projeto teve como principal objetivo desenvolver habilidades de leitura e escrita na sala de aula utilizando os recursos tecnológicos (vídeo – filme, som e DVD- música e computador através de pesquisa na internet).
A principio os alunos tiveram dificuldades em manusear o mouse, pois exige muita coordenação nos movimentos e como conectar na internet para fazer a pesquisa, mas com um pouco de experiências foram minimizando as dificuldades e ficando mais a vontade despertando mais interesse pelo assunto desenvolvendo a criatividades e a habilidade fundamental para que ocorra a aprendizagem e a construção de conhecimento.

B – Síntese

A percussão foi ótima, pois toda a turma se envolve com o projeto no qual obteve uma aprendizagem significativa de acordo com o nível da turma foi bastante satisfatório o conhecimento adquirido pelos alunos.
Podemos concluir que a integração dos recursos tecnológicos ao currículo escolar é ferramenta de mediação na medida em que possibilita o estabelecimento novas relações para a construção do conhecimento da forma mais interessante e prazerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário